segunda-feira, 18 de junho de 2012

CAPA DO HQ - "CYCLUS"


É com grande prazer que públicamos as palavras da desenhista Fran Cullau sobre o HQ - " CYCLUS" que acompanhará o CD/DVD da banda PYLLA C14.




"Foram dois anos de trabalho e experimentação desde que o Pylla me lançou o desafio de criar uma HQ que traduzisse em imagens o contexto e o significado de dez composições que se tornariam faixas do novo álbum. A busca pelo resultado estético mais adequado passou por todo tipo de testes, materiais e técnicas até se “acomodar” no formato atual. Mas o mais interessante é que todas estas experimentações caminharam lado a lado com o processo de composição. Alguns dos desenhos surgiram logo após chegarmos a um consenso quanto à letra, principalmente naquelas em que participei da composição, como Cyclus, O Castelo, Viajante e Vida ou Jogo. Outros tardaram mais, como alguns que foram concebidos apenas depois que as faixas já possuíam letra e música prontas. E quando eu pensei que tinha um resultado final, na verdade eu tinha apenas uma pasta com cerca de 180 desenhos digitalizados que necessitavam de um longo e rigoroso tratamento gráfico para se tornarem efetivamente uma revistinha de HQ. Neste instante começou minha parceria com o Byrata, cuja reconhecida e inquestionável experiência como cartunista tem sido simplesmente decisiva para a montagem, paginação, diagramação e editoração dos elementos visuais. Neste momento acho que posso dizer com segurança que temos um resultado final e confesso que ele é muito, mas muito melhor do que eu nunca imaginei quando coloquei a primeira ruína  de Cidades Fantasma em pé – pois estes foram os primeiros desenhos que eu fiz, esboços ainda em grafite. E é claro que eu não vejo a hora de poder compartilha-lo com todo mundo - em breve isto será possível. A sensação neste momento é de objetivo alcançado e é com um enorme sentimento de gratidão por todos aqueles que participaram em algum momento do meu processo criativo e com o público que coloca tanta expectativa para o lançamento deste trabalho que eu gostaria de compartilhar hoje através do Blog do Pylla algumas imagens. A primeira, com muito orgulho, é uma pequena foto do que será a capa do HQ.  A segunda é um dos primeiros esboços ainda em tamanho A4 e feito à grafite de um dos desenhos que compõem a faixa Cyclus, que dá nome ao trabalho, e que foi também, creio ser óbvio pela imagem, um dos elementos que me inspirou na criação do desenho da capa. "
Fran Cullau ( 18/06/12 )


Nenhum comentário:

Postar um comentário